BOAS VINDAS

Bem vindos ao espaço virtual do SDEIE Algarve!

sábado, 30 de outubro de 2010

O berço de BELEZA...” - Proposta da EMRC para o Advento

O berço de BELEZA..."Esta iniciativa consta de um conjunto de propostas para uma melhor vivência do Natal, na comunidade escolar e nas famílias, fazendo sobressair a ideia de que a manifestação da BELEZA de Deus, expressa na fragilidade de uma criança recém-nascida, necessita de um berço para irradiar uma nova LUZ e, com ela, dar sentido a todas as coisas.
Retomando a frase que preside ao nosso trabalho - "Tornai as vossas vidas lugares de Beleza", Bento XVI, CCB, 12/05/2010 - optámos por redimensionar algumas iniciativas que são do agrado das comunidades educativas, embelezando-as com a riqueza extraordinária do Evangelho. Trata-se, em suma, de as recriar partindo dos valores cristãos - em tantas escolas cada vez mais ignorados.
Tema: "O povo que caminhava nas trevas viu uma grande LUZ..." (Is. 9, 1) 
Pretende-se:
- Explorar os conceitos "TREVAS" e "LUZ"
- Valorizar a LUZ enquanto manifestação de Deus entre nós. (A LUZ confere BELEZA a todas as coisas. Com ela, tudo ganha sentido.)
Referências bibliográficas:
  • § Textos proféticos que pré-anunciam a chegada do Messias: Is. 9,1-6b ou Is. 11, 1-10 (entre outros)
  • § "O Cavaleiro da Dinamarca" - Sophia de Mello Breyner
Propostas de Actividades
  • Ø Festas de Natal (encerramento do 1º período) - Os alunos de EMRC poderão apresentar, numa dança, num sketch, numa mímica em sombras chinesas com um apropriado instrumental, num jogral colectivo (...) uma das referências bibliográficas propostas.
  • Ø Exposição multimédia - "A beleza do PRESÉPIO nos museus de todo o mundo!" - Feita uma recolha prévia na Internet, os alunos são convidados a realizar uma exposição das mais famosas obras de arte (esculturas ou telas) no espaço mais apropriado da escola.
  • Ø Exposição - "A LUZ que dá beleza a todas as coisas" - Numa exposição em telas, os alunos apresentam leituras pessoais do texto explorado nas aulas de EMRC. Seria interessante atender, uma vez mais, aos conceitos explorados (trevas/luz) culminando a exposição com a apresentação do MENINO JESUS, a verdadeira LUZ do mundo.
  • Ø Canto dos REIS - Ao longo do mês de Janeiro, os alunos são convidados a levar "pedacinhos de LUZ" aos colegas da escola/comunidade local, desta feita sem outra intenção que não seja a de anunciar a todos a chegada da LUZ em todo o seu esplendor, com o nascimento do Menino Jesus. Ao invés de receber, o grupo distribui um pequenino postal com uma imagem/mensagem de Natal da sua autoria (produto de concurso escolar).
  • Ø Divulgação no site da disciplina de EMRC http://www.emrcdigital.com/ de fotografias e textos sobre as actividades realizadas nas escolas em torno desta iniciativa.
Nota: Aconselha-se, uma vez mais, o trabalho em parceria com os colegas dos departamentos das artes/línguas bem como a participação activa de toda a comunidade escolar (professores; pais ou outros encarregados de educação, auxiliares da acção educativa)   

A equipa do departamento de EMRC, snec

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Acções de Formação ISCRA

Estão abertas as inscrições para as acções de formação para docentes de EMRC promovidas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro.
As diversas Acções Formativas e os Cursos de Verão, embora se orientem para a formação acreditada exigida aos docentes, estão abertas à procura de qualquer interessado, especialmente para agentes de pastoral que desejem obter uma formação humana e cristã mais qualificada.
Consulte todo o programa aqui
Informações e Inscrições:
Edifício do Seminário de Santa Joana Princesa,
Rua João Jacinto de Magalhães
Apartado 323  - EC Aveiro
3811-905 Aveiro
Telefone:
234379880  
Fax
234379887
iscra@netvisao.pt

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

“Projecto 24horas contra a Pobreza e Exclusão Social” em Silves


No passado dia 6 de Outubro celebrou-se no Agrupamento de Escolas Dr Garcia Domingues - Silves, uma acção de sensibilização “Projecto 24 horas contra a pobreza e exclusão social” dentro do Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão social.
As actividades a pedido do Coordenador de Projectos tiveram a cargo do Professor de EMRC e decorreram de modo satisfatório.
O objectivo desta actividade consistiu em sensibilizar os alunos para o facto de que em Portugal muita gente se encontra num estado de pobreza e excluída das mais diversas condições e com todos será possível mudar.
Da parte da manhã os alunos entregaram aos colegas e professores um desdobrável alertando para a questão da pobreza e da exclusão social.
Também em colaboração com a Biblioteca escolar, todos os utentes foram convidados a deixar uma mensagem escrita num placard elaborado para o efeito.
É de referir que no átrio do bloco principal esteve presente duas cartolinas com imagens alusivas ao tema.
Por volta das 12h no auditório da escola transmitiu-se aos alunos cerca de 90, (do 5º, 6º, 7º e 8º anos) a finalidade do projecto. Depois, os alunos, assistiram a um documentário sobre a pobreza em Portugal seguido da música de Pedro Abrunhosa “Quem me leva os meus fantasmas”. Por fim o nosso convidado, Professor Manuel Ramos (a quem muito agradecemos pelo seu contributo) reflectiu com os alunos a temática em questão, alertando para o facto de que em Portugal existe muita pobreza em termos económicos mas também existe muita pobreza de espírito.

Prof. Tito Romeu
(EMRC)

EMRC: Propostas de actividades

MRC: Propostas para o ano

"Tornai as vossas vidas lugares de BELEZA " foi o desafio lançado pelo Papa Bento XVI, no discurso apresentado aos representantes da Cultura, no passado dia 12 de Maio, em Lisboa. A Escola - enquanto espaço privilegiado de diálogo com a CULTURA - não pode ficar indiferente a este apelo.
O professor de EMRC é chamado, de forma muito especial, a criar espaços de diálogo na comunidade educativa onde cada qual, na partilha da sua originalidade, possa caminhar com os outros na busca da VERDADE.
As actividades propostas pelo SNEC concorrem para a concretização deste objectivo.
Assim, estão previstas para o presente ano lectivo um conjunto de projectos, com o propósito de contribuir para a dinamização da disciplina, sem prejuízo dos projectos que ao nível das escolas e/ou das dioceses os professores levam por diante.
Frases-chave:

Actividade de Natal - "O berço de BELEZA..."
10 milhões de estrelas - "Na BELEZA de um gesto, a beleza de outras vidas..."
Fórum de EMRC - "Reinventar a BELEZA de uma missão..."
Encontro interescolas - Secundário - "À descoberta da BELEZA"
Semana da Disciplina - "A EMRC já se vê... na BELEZA do diálogo!"
Interescolas do 1º CEB  - "Somos sementinhas de BELEZA..."
1 - Actividade de Advento/Natal - "O berço de BELEZA..."
Esta iniciativa constará de um conjunto de propostas para uma melhor vivência do Natal, na comunidade escolar e nas famílias, fazendo sobressair a ideia de que a manifestação da BELEZA de Deus, expressa na fragilidade de uma criança recém-nascida, necessita de um berço para irradiar uma nova LUZ e, com ela, dar sentido a todas as coisas.
2 - 10 milhões de estrelas - "Na BELEZA de um gesto, a beleza de outras vidas..."
Mais uma vez, o Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica, acolhe a "Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz",  desenvolvida pela Cáritas Portuguesa, divulgando as informações necessárias à concretização desta campanha, com especial significado neste ano em que se assinala o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Estamos conscientes de que a solidariedade e a paz são o caminho para que cada ser humano possa concretizar na sua vida a BELEZA de um sonho que em cada dia o Criador não cessa de renovar para cada um dos seus filhos.

3 -  Fórum de EMRC - "Reinventar a BELEZA de uma missão..."
Concebido para ser uma acção de formação acreditada, está programado para os dias de 28 a 30 de Janeiro de 2011, em Fátima.
Contrariamente ao que inicialmente se pretendia, as inscrições serão limitadas. Uma vez que o Centro Paulo VI, em Fátima se encontrará em obras, esta acção terá que ser realizada num outro espaço, também em Fátima, com menos capacidade de acolhimento.
Em breve serão divulgados os critérios para inscrição no Fórum.
Acreditamos que, em todo o caso, este acontecimento trará benefícios para a dinâmica da EMRC, a nível nacional, contribuindo para que a BELEZA da sua missão saia ainda mais evidenciada.

4 - Encontro interescolas - Secundário - "À descoberta da BELEZA"
Este evento está pensado para ser realizado em Lisboa, nos dias 4 e 5 de Março de 2011.
Já lhe chamaram a novidade do ano.
Que o diálogo, visível nos olhos, nas mãos, no rosto e nos gestos nos leve a fazer do coração um espaço livre! Livre para que todos se possam aproximar, um espaço de confronto e conforto, onde a permuta de dons possa ser uma descoberta da BELEZA que existe em nós... 
5 - Interescolas -  1º CEB -  "Somos sementinhas de BELEZA..."
Esta actividade concretizará o desejo de um encontro a nível nacional, que já vem acontecendo há 11 anos. A data escolhida foi 1 de Abril de 2011.
Os diferentes momentos deste dia serão concebidas segundo a ideia de que cada sementinha é um gérmen de VIDA que encerra em si mesma um dom da BELEZA de Deus. Lançada à terra - na vida de todos os dias - germina e dá muito fruto... Vamos viver com Maria, a Mãe de Jesus,  momentos onde a beleza da verdade que nos orienta e a bondade que nos desafia à acção, nos vai tornar uma "sementinha de beleza" através do nosso sorriso, olhar meigo e gestos de partilha.  
5 - Semana da Disciplina - "A EMRC já se vê... na BELEZA do diálogo!"
A semana da disciplina de EMRC decorrerá de 4 a 8 de Abril de 2011.
Partindo das  mais diversas formas de expressão pela arte, os alunos de EMRC serão convidados a valorizar e a partilhar as múltiplas linguagens da BELEZA que habitam as suas vidas.
Oportunamente serão divulgadas as informações necessárias à concretização destas propostas.
(fonte:emrcdigital)

Ensino Católico, direito de escolher

O Estado não deve olhar o ensino católico com constrangimentos e espírito redutor, mas antes reconhecer o direito dos pais a escolher, com liberdade, a escola  que querem para os seus filhos, defende o Bispo de Aveiro.
D. António Francisco dos Santos, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã, lança o desafio no arranque da Semana Nacional da Educação Cristã. Entrevistado por Domingos Pinto, destaca as grandes linhas que dominam a Educação Cristã  em Portugal.
“Princípio e Fim” passa em revista a visita do Papa ao Reino Unido e foi ouvir a opinião de políticos portugueses acerca da mensagem em que Bento XVI defende a necessidade de articulação entre razão e religião no seio do debate político.
Aprofundar e actualizar a mensagem que o Papa deixou em Portugal levou cerca de um milhar de jovens a Cernache, nos arredores de Coimbra. Organizada pela Pastoral Juvenil da Companhia de Jesus, a iniciativa, com o sugestivo nome “After Ben” – Depois de Bento, pretendeu que os jovens, através das palavras do Papa encontrem novos caminhos para a vivência da Fé.
(fonte : RR)

http://www.rr.pt/informacao_prog_detalhe.aspx?fid=1190&did=122690

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Toda a informação referente ao encontro de docentes de EMRC da Diocese do Algarve juntamente com o seu Bispo já se encontra no EMRCDigital e no Educris.

Professores de EMRC do Algarve realizaram compromisso no início do ano lectivo

O Bispo do Algarve reuniu-se ontem, dia 2 de Outubro, com os professores de EMRC - Educação Moral e Religiosa Católica do Algarve, uma iniciativa do Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Algarve.
O encontro, que teve lugar em Faro, no edifício do Seminário de São José, realizado ainda no âmbito da recente abertura do ano lectivo 2010-2011, procurou servir de acolhimento aos novos docentes que estão este ano no Algarve a leccionar aquela disciplina, bem como aos que já exercem esse serviço.
Neste sentido, realizou-se pela primeira vez na diocese, uma Eucaristia de bênção e envio dos docentes no decurso da qual os mesmos realizaram também o seu compromisso de serviço e fidelidade à Igreja, responsabilizando-se pelo empenho no progresso da sua qualificação, pelo aperfeiçoamento do seu ensino, pela coerência do seu testemunho cristão, assumindo as orientações diocesanas e nacionais neste domínio.
Antes da celebração, D. Manuel Quintas deixou aos cerca de 45 professores presentes alguns "princípios inspiradores" que podem dinamizar o seu serviço nas escolas. Com base na Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã para a Semana Nacional da Educação Cristã, que decorre de 3 a 10 de Outubro, o prelado lembrou que "a busca da verdade deve alimentar a forma como acompanhamos os outros, sobretudo aqueles que estão a crescer". O Bispo diocesano citou que os professores de EMRC são "chamados a ser, no quadro específico da sua acção pedagógica e do seu testemunho cristão, servidores de uma educação integral onde a dimensão da fé e os valores do Evangelho ganham sentido e horizonte". "É um programa inspirador da vossa missão e serviço", considerou, lembrando-lhes a responsabilidade da mesma. "Estais ali não só em vosso nome, mas também em representação da diocese e até da comunidade onde está inserida a escola", afirmou.
Continuando a citar o documento, lembrou que "pertence à Escola Católica, no contexto do ensino em Portugal e no enquadramento concreto do tempo em que vivemos, uma acrescida responsabilidade nesta missão ao serviço de uma educação de qualidade e de excelência". "O caminho de renovada evangelização, que todos desejamos percorrer, e o rosto missionário da Igreja, que em cada um de nós queremos ver delineado, pedem-nos e exigem-nos criatividade pedagógica, ousadia profética e decisão pastoral para darmos às crianças, aos jovens e às famílias as respostas coerentes e consequentes que os novos desafios do ensino e da educação quotidianamente colocam", prosseguiu, frisando "se há cadeira que exige criatividade, é esta e isso é um estímulo muito grande".
D. Manuel Quintas alertou ainda para a "importância de formar cristãos adultos e maduros". "Pertence-nos como Igreja oferecer a todos uma iniciação cristã exigente e atractiva", acrescentou, alertando os professores para as dificuldades impostas na leccionação da disciplina como "violações à lei" e aconselhou aos professores que procurem sempre respostas com "fundamento jurídico".
Os docentes alertaram mesmo o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) para alegadas violações à lei e disparidades de procedimentos relacionadas com a leccionação da disciplina no 1º ciclo nas diversas escolas do Algarve, tendo aquele organismo diocesano pedido aos professores que apresentem por escrito as dificuldades para as apresentar ao SNEC - Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Da parte da tarde, o encontro continuou com a apresentação do programa do 9º ano e foi ainda apresentado o novo blogue do SDEIE (http://emrcalgarve.blogspot.com/) para partilha de informação e de materiais.
Este ano são 47 professores a leccionar no Algarve a disciplina, do primeiro ciclo ao secundário. Segundo o SDEIE, a disciplina não está a ser leccionada apenas na Escola Secundária de Tavira que alegou não ter havido inscrições na mesma.
Edite Azinheira adianta ainda que houve uma diminuição do número de vagas para leccionação motivada pela redução do número de horas atribuídas aos professores de EMRC. Segundo a coordenadora do SDEIE, "os mega-agrupamentos, iniciados este ano, ajudaram a que isso acontecesse porque os professores de EMRC tiveram de assegurar todas as horas da disciplina". "As escolas deixaram de dar aos professores de EMRC direcções de turmas, áreas de projecto ou estudo acompanhado, entre outros serviços", explica
Samuel Mendonça

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1º Campeonato escolar STK Quiz Cristianismo, ano lectivo 2010/11



Destinado a alunos de escolas básicas ou estabelecimentos de ensino equiparados (5º-9º ano), o campeonato escolar superTmatik Quiz Cristianismo é uma iniciativa ao nível da educação moral e religiosa que alia as componentes didáctica e lúdica, visando gerar motivação extra nos alunos para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de EMRC.

Objectivos do Campeonato:

· Fomentar o interesse pela história do cristianismo;
· Contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos sobre a vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré, à luz da Bíblia e tradição cristã;
· Reforçar a componente lúdica na aprendizagem do catolicismo;
· Promover o convívio entre Alunos, Professores, Catequistas e restante comunidade educativa.

Regulamentos e inscrições disponíveis em www.eudactica.com, secção Campeonatos.

Mais informações contacte: dep.cultural@eudactica.com ou tel. 309 826 948 (rede fixa).

Documento em anexo para download: Regulamento.pdf

III Jornadas de Pedagogia: Família e Escola: educar pelo exemplo


A Faculdade de Filosofia de Braga organiza, no próximo dia 9 de Outubro, as III Jornadas de Pedagogia subordinadas ao tema "Família e Escola: educar pelo exemplo".

HORÁRIO
08h45 - Abertura do Secretariado
09h15 - Sessão de Boas-vindas - Alfredo Dinis (Director da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga) e Breve apresentação das Jornadas - José Manuel Martins Lopes
09h30 - D. Carlos Azevedo - Universidade Católica Portuguesa
              Papel da exemplaridade na evolução da identidade espiritual cristã
10h30 - Intervalo
10h45 - General Raul Jorge Laginha Gonçalves Passos - Colégio Militar
              A liderança no contexto escolar
11h45 - Intervalo
12h00 - Alfonso López Quintás - Universidad Complutense - Madrid
              Un nuevo proyecto educativo: Ayudar a descubrir los valores
13h00 - Almoço
14h30 - Valdemar Cruz - Jornal Expresso
               Vidas significantes
15h30 - Intervalo
15h45 - Pedro Strecht - Psiquiatra
   A Criança, a Família e a Sociedade: Aprender Hoje, Novos Riscos, Novos                            Desafios.
16h45 - Encerramento - Pio Alves de Sousa (Presidente do Centro Regional de Braga)
17h00 - Fim dos trabalhos

Quadros Interactivos em EMRC

A acção de formação "Quadros Interactivos Multimedia no Ensino/Aprendizagem das Ciências Sociais e Humanas" vai realizar-se na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, nos próximos dias 12,13,14 e 15 de Outubro das 17h45 às 21h30 e é exclusiva para docentes de EMRC.
A formação vai estar a cargo do professor Rui Nascimento e da colega de EMRC Margarida Portugal.
A acção de formação é gratuita.
Mais informações aqui


Curso de Educação da Sexualidade

O Secretariado da Pastoral da Saúde da diocese do Porto, em conjunto com o Centro de Cultura Católica, um Curso de Educação da Sexualidade.A educação sexual de crianças, adolescentes e jovens é uma questão em debate e a Igreja, no exercício da dimensão educativa da sua missão, não pode alhear-se dela.Uma iniciativa que habilita os participantes a porem em prática, como educadores de adolescentes e jovens, uma educação da sexualidade fundamentada na visão cristã da Pessoa.Destina-se prioritariamente a professores, não apenas de Educação Moral e Religiosa Católica, mas das várias disciplinas, que assim poderão candidatar-se à leccionação da educação sexual nas escolas.O Curso decorre de 26 de Outubro de 2010 a 12 de Março de 2011 em dez terças-feiras, das 21 às 23 h. e num sábado, das 9 às 18.30 h. Tem a direcção científica e pedagógica de Teresa Tomé Ribeiro e do Pe. José Nuno, e conta com a colaboração da Casa do Professor – Departamento de Formação, que o credita para efeitos da formação de professores.O plano curricular do Curso é constituído por quatro módulos com os respectivos temas, a leccionar nas referidas terças-feiras: Módulo da Componente conceptual (Sexualidade na dimensão da Antropologia; Sexualidade: de que falamos?; Educar em sexualidade: que valores?; O educador: que competências?; Abordagem da sexualidade ao adolescente: como fazer?); Módulo da Componente biológica (O ser sexual; A fertilidade); Módulo da Componente psico-afectiva (Ser mulher e ser homem; O sentir e o amar); Módulo da Construção do projecto de vida (A escolha de um projecto de vida; Responsabilidade das escolhas). A sessão de sábado percorre as temáticas dos módulos na apresentação de alguns trabalhos.
Agência Ecclesia

Assembleia Diocesana 2010

A Igreja algarvia volta a reunir-se uma vez mais no próximo dia 5 de Outubro para o lançamento de um novo ano pastoral, desta vez o quinto do Programa Diocesano de Pastoral em curso, contido no sexénio que termina em 2012.
Tendo lugar este ano Centro Paroquial de Loulé, a Assembleia Diocesana, contará com a presença do clero, religiosos, movimentos e leigos em representação de paróquias, institutos religiosos, associações, movimentos e obras que operam na vida da Igreja diocesana, tendo como destinatários, no caso dos leigos representantes das paróquias, agentes envolvidos na acção pastoral paroquial, actuais e futuros potenciais animadores da Lectio Divina e membros dos conselhos pastorais paroquiais ou grupos similares, num máximo de seis e num mínimo de dois elementos por paróquia.

Este ano, o encontro dá um especial destaque à reflexão do documento proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, intitulado “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal”, a par da formação sobre a Lectio Divina que continua a ser um dos meios operativos para a consecução do Programa Pastoral em curso.

Do programa do dia, que terá início pelas 9 horas com o acolhimento/inscrições, consta, pelas 9.45h, um momento inicial de oração, seguido, pelas 10h, da apresentação dos participantes, com a saudação do Bispo diocesano e a introdução aos trabalhos do dia.

Às 10.30h realizar-se-á uma reflexão por grupos (workshops), orientados uns para a temática da Lectio Divina e outros para o documento “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal”.

Segue-se a celebração da Eucaristia às 12h e, às 13h, o almoço, havendo duas modalidades de participação: por conta própria, fora ou dentro do Centro Paroquial, ou por inscrição prévia (a indicar até ao dia 30 de Setembro aos Serviços Diocesanos de Pastoral e mediante o pagamento de 10 euros) no próprio Centro Paroquial.

Às 15h serão retomados os trabalhos de grupo que terminarão pelas 16.30h com a realização do plenário para apresentação das conclusões. A oração de encerramento será feita pelas 17.30h.

Ainda neste dia serão entregues os certificados de participação no Curso de Catequistas de 2009-2010 a todos os catequistas que concluíram aquela formação.
Samuel Mendonça
(Folha do Domingo)

Semana Nacional da Educação Cristã

EMRC: promover o diálogo entre fé e cultura

Chegada uma vez mais a Semana Nacional da Educação Cristã, quando o ano lectivo se encontra na sua etapa inicial, importa referir algumas linhas que orientam a acção da Educação Moral e Religiosa Católica em 2010/2011.
 A EMRC participa na missão educativa das escolas, que, segundo os bispos portugueses, devem "guiar-se pela promoção constante da dignidade humana, pela formação de uma interioridade criativa e solidária no coração de cada estudante" (CEP, Carta Pastoral A Escola em Portugal - Educação integral da Pessoa Humana, 2008).
Essa tarefa revela-se campo privilegiado na missão evangelizadora da Igreja, que, em obediência ao Mestre, não cessa de anunciar o Evangelho, procurando criar possibilidades de encontro entre Deus e o Homem, o que acontece no recôndito de uma interioridade aberta ao sentido último da existência.
Queremos, pois, ao longo deste ano lectivo ser agentes facilitadores desse encontro, em sintonia com a missão de toda a Igreja. Sabemos que o nosso trabalho assenta nos valores do Evangelho, que nos identifica e ao qual procuramos ser fiéis, antes de tudo.
A participação na vida da escola é a possibilidade de realizar a missão que nos é própria. Assumimos que fazemos parte da sua cultura; fazemo-nos presentes nos seus planos de trabalho e nas suas múltiplas realizações; procuramos desempenhar com competência as tarefas que nos são atribuídas.
Mas ser professor de EMRC é também ser portador de esperança, serenidade e lucidez, sobretudo em tempos conturbados, pois, tal como no lago de Tiberíades, sabemos que está connosco Jesus, aquele que acalma a tempestade.
Os nossos alunos são aqueles a quem somos chamados a dar razões de esperança, em primeiro lugar. É a eles a quem queremos dizer que Deus tem um sonho de felicidade para cada um. É a eles a quem apresentamos a nossa disciplina, como um tempo de descoberta de um sentido para a vida. É a eles a quem queremos levar a compreender que aproximar-se de Deus é descobrir em cada dia formas de plena realização pessoal.
Sabemos que esta mensagem se destina à globalidade dos alunos e não apenas aos de famílias católicas. Por isso seremos criativos na apresentação da nossa disciplina, de modo a que todos eles encontrem nela um espaço de alegria e crescimento, espaço esse animado pelo mesmo dinamismo que deu vida às comunidades dos primeiros cristãos.
O departamento de EMRC elaborou um plano de trabalho que procura apoiar o trabalho dos docentes nas escolas e suscitar o dinamismo necessário ao bom desempenho da sua missão. Tal apoio é feito em estreita colaboração com os secretariados diocesanos, através de contactos diversificados ao longo do ano, nomeadamente em encontros marcados para o efeito.
Procuraremos dedicar especial atenção às seguintes iniciativas: a elaboração de novos recursos didácticos, cujo projecto entra agora em fase de conclusão; Fórum de EMRC, que será estruturado de modo a constituir uma acção de formação acreditada; Semana Nacional da EMRC, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores; Encontro nacional para alunos do 1º ciclo, segundo o modelo dos anos anteriores; Encontro nacional para alunos do Ensino secundário, que acontecerá pela primeira vez e constituirá uma experiência muito válida de encontro, partilha e aprendizagem.
Todas as nossas acções são concebidas com a consciência de que fazemos parte do sistema educativo português, como área curricular disciplinar. Querendo dignificar esse estatuto, desenvolveremos acções que nos permitam o reajustar permanente da regulamentação da disciplina, de modo a que a sua prática nas escolas esteja cada vez mais de acordo com os princípios que a orientam e os objectivos a que se propõe.
Para a dignificação do estatuto de EMRC muito contam também os docentes, quer pelo seu bom desempenho no trabalho quotidiano, quer pelo estatuto pessoal e profissional de que gozam. Aliás, parece ser cada vez mais consensual que um bom desempenho requer uma adequada formação e qualificação profissional.
Assim, procuraremos encorajar uma reflexão que leve os docentes de EMRC a assumirem as exigências que são colocadas à generalidade dos docentes das demais áreas curriculares disciplinares, nomeadamente em matéria da formação requerida para a docência.
Do diálogo entre docentes de EMRC surgiu a sugestão do um lema que orienta o nosso trabalho: "Tornai as vossas vidas lugares de beleza", proferida por Bento XVI, em Maio de 2010 no Centro Cultural de Belém, foi a frase escolhida. Assim, queremos que neste ano lectivo, a nossa acção seja repleta de criatividade, dinamismo e alegria, e, para que seja realmente bela, leve os alunos a aproximarem-se mais do Criador, fonte primeira e última da Beleza.
Dimas Oliveira Pedrinho
Coordenador do Departamento de EMRC da FSNEC

Pela primeira vez vai realizar-se um encontro nacional de estudantes de Ensino Moral e Religiosa Católica do 10.º ao 12.º ano




O conceito de ‘beleza’ vai orientar as actividades do ano lectivo de 2010/11 de todos os ciclos do ensino básico e secundário das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
O tema foi inspirado no apelo “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”, feito por Bento XVI no discurso proferido a 12 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
“É uma frase bonita mas pode dar origem a muitas interpretações”, pelo que cabe aos professores “desvendar e realçar a beleza genuína que nos vem de Deus”, disse à Agência ECCLESIA o director do Departamento de EMRC da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho.
“Para nós, a beleza vai muito para além do que é a estética. Como docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, temos uma função especialíssima de a apresentar de acordo com a proposta cristã”, acrescentou.
Duas novidades para o próximo ano
Os responsáveis diocesanos de EMRC estiveram reunidos em Fátima a 9 de Julho para avaliar as actividades de 2009/10 e agendar os eventos que vão decorrer no próximo ano, entre os quais se incluem duas novidades.
A primeira proposta, a ser concretizada no período do Natal, pretende explorar as palavras ‘trevas’ e ‘luz’, valorizando esta última “como manifestação de Deus entre nós”.
Os conteúdos vão basear-se em textos bíblicos alusivos ao nascimento de Cristo e no conto “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Melo Breyner, que servirão de inspiração para a realização de festas, exposições, canto dos Reis.
A 25 e 26 de Fevereiro, Sexta-feira e Sábado anteriores ao Carnaval, vai ser organizado pela primeira vez um encontro para estudantes do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, iniciativa a decorrer em Lisboa.
Continuidade nos projectos
No próximo ano, o Departamento de EMRC vai continuar a elaborar recursos adaptados ao novo programa da disciplina, além de preparar a Semana Nacional da Educação Cristã (3 a 10 de Outubro) e colaborar, durante o Advento e Natal, na iniciativa “Dez Milhões de Estrelas”, promovida pela Cáritas.
Na reunião realizada em Fátima, a que faltaram delegados de quatro das 20 dioceses, os 35 participantes decidiram também organizar uma nova edição do ‘Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica’, acção de formação creditada pelo Ministério da Educação que vai decorrer em Fátima, provavelmente entre 28 a 30 de Janeiro.
A calendarização do próximo ano inclui igualmente a semana dedicada à Educação Moral e Religiosa Católica (no final do 2.º período) e o encontro inter-escolas para os alunos dos quatro primeiros anos de escolaridade.
No entender do responsável, 2009/10 foi marcado pela ausência de pontos negativos, enquanto que entre os aspectos “muito positivos” se encontram o Fórum ‘Pensar a Escola’ e os “materiais produzidos para as campanhas de matrículas”.
(agencia ecclesia)

Programa Início de Ano Lectivo

No dia  dia 2 de Outubro nos anexos do Seminário de Faro, os Professores de EMRC da Diocese do Algarve irão ter um encontro de inicio do ano lectivo promovido pelo SDEIE.
Para este encontro está confirmada a presença do Sr. Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Programa
10h - Início
      - programação/ dificuldades iniciais/ dúvidas
12h - Eucaristia com cerimónia de compromisso
13h - Almoço no refeitório do Seminário
14h30 - Recomeçodos trabalhos
         - apresentação do manual do 9ºano
16h - Encerramento.