BOAS VINDAS

Bem vindos ao espaço virtual do SDEIE Algarve!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Assembleia Diocesana 2010

A Igreja algarvia volta a reunir-se uma vez mais no próximo dia 5 de Outubro para o lançamento de um novo ano pastoral, desta vez o quinto do Programa Diocesano de Pastoral em curso, contido no sexénio que termina em 2012.
Tendo lugar este ano Centro Paroquial de Loulé, a Assembleia Diocesana, contará com a presença do clero, religiosos, movimentos e leigos em representação de paróquias, institutos religiosos, associações, movimentos e obras que operam na vida da Igreja diocesana, tendo como destinatários, no caso dos leigos representantes das paróquias, agentes envolvidos na acção pastoral paroquial, actuais e futuros potenciais animadores da Lectio Divina e membros dos conselhos pastorais paroquiais ou grupos similares, num máximo de seis e num mínimo de dois elementos por paróquia.

Este ano, o encontro dá um especial destaque à reflexão do documento proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, intitulado “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal”, a par da formação sobre a Lectio Divina que continua a ser um dos meios operativos para a consecução do Programa Pastoral em curso.

Do programa do dia, que terá início pelas 9 horas com o acolhimento/inscrições, consta, pelas 9.45h, um momento inicial de oração, seguido, pelas 10h, da apresentação dos participantes, com a saudação do Bispo diocesano e a introdução aos trabalhos do dia.

Às 10.30h realizar-se-á uma reflexão por grupos (workshops), orientados uns para a temática da Lectio Divina e outros para o documento “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal”.

Segue-se a celebração da Eucaristia às 12h e, às 13h, o almoço, havendo duas modalidades de participação: por conta própria, fora ou dentro do Centro Paroquial, ou por inscrição prévia (a indicar até ao dia 30 de Setembro aos Serviços Diocesanos de Pastoral e mediante o pagamento de 10 euros) no próprio Centro Paroquial.

Às 15h serão retomados os trabalhos de grupo que terminarão pelas 16.30h com a realização do plenário para apresentação das conclusões. A oração de encerramento será feita pelas 17.30h.

Ainda neste dia serão entregues os certificados de participação no Curso de Catequistas de 2009-2010 a todos os catequistas que concluíram aquela formação.
Samuel Mendonça
(Folha do Domingo)

Sem comentários:

Enviar um comentário