BOAS VINDAS

Bem vindos ao espaço virtual do SDEIE Algarve!

domingo, 30 de setembro de 2012

D. Manuel na Reunião Geral de Docentes frisa a importância do docente e da disciplina na escola.


No passado dia 29 de Setembro, os docentes de EMRC reuniram com o sr Bispo do Algarve, D.Manuel Quintas.
O dia iniciou com a oração da manhã presidida pelo Sr Bispo do Algarve.
De seguida os professores apresentaram-se dado que este ano chegaram docentes de fora do Algarve para lecionar a disciplina.
Após a apresentação, a Diretora do SDEIE, Profª Edite Azinheira informou que atualmente o corpo docente para a disciplina de EMRC é composto por quarenta e quatro professores (42 leigos, 1 padre e uma religiosa). Contudo ainda falta por colocar quatro docentes respetivamente nas escolas de Martimlongo, Mexilhoeira Grande, Almancil e Bemposta.
A diretora referiu ainda que no presente ano letivo, há cinco colegas que iniciaram a sua formação em Ciências Religiosas na UCP em Lisboa.
Seguidamente o Sr Bispo do Algarve deu as boas vindas aos docentes e tendo realçado a importância da disciplina na escola, da formação do professor e do testemunho que cada um  deve dar em nome da Igreja do Algarve.
Abordou igualmente a nota pastoral para a Semana da Educação Cristã referindo que o documento faz uma referência à Fé (encontro com Jesus).

A segunda parte da reunião serviu para os docentes tomarem conhecimento do plano de atividades da disciplina a nível nacional bem como ao nível local diocesano segundo nos informou um dos representantes do SDEIE, o Prof.  Luis Perpétuo.
O Prof Luis perpétuo solicitou ainda aos docentes de cada escola agrupada ou não que analisasse de seguida a situação da disciplina nos seus agrupamentos de escolas e apontar metas e melhorias.

Por fim os docentes foram convidados a participar na Eucaristia celebrada pelo Bispo do Algarve que  enviou os docentes de EMRC para a sua missão escolar.

Entre várias atividades que constam dos planos(nacional e regional) é de realçar o ano da Fé, onde haverá diversas atividades nas escolas da diocese, a formação para 1º ciclo nos dias 9 e 30 de Novembro de 2012,  Fórum de EMRC em Janeiro de 2013, e uma doação monetária de dois euros por aluno à Associação Acreditar.

para conhceer melhor os planos de atividades de nível nacional e local - diocese do Algarve, deve consultar este blog, a página da EMRC Algarve no facebook, a página do Educris e a página da Diocese do Algarve.



Prof Tito Romeu

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Reunião Geral de Docentes de EMRC


A todos  o desejo de um bom ano letivo!
Venho recordar-vos que no próximo dia 29 de Setembro teremos reunião geral de professores de EMRC com a presença do nosso Bispo, gostaria de contar com a presença de todos vós.

A reunião será nos anexos do Seminário de Faro, com a seguinte ordem de trabalhos

9.30- Acolhimento
10h- Inicio dos trabalhos
12h- Eucaristia de envio
13h- Término


Um abraço em Cristo Jesus!

Edite Azinheira
SDEIE
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nota Pastoral sobre a Semana Nacional da Educação Cristã de 2012

DESCOBRIR A SOLIDEZ DA FÉ: URGÊNCIA E MISSÃO

1. O Santo Padre Bento XVI tem-nos lembrado constantemente a “necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (Porta da Fé, 2).
Hoje, tal como sucedeu no início do Evangelho com André e seu irmão Simão (cf. Jo 1,41.42), a fé cristã começa por um encontro: alguém que encontrou Jesus, falou-nos dele e levou-nos a conhecê- Lo. É daqui que pode nascer uma verdadeira relação de amizade.
2. Como a maioria das realidades essenciais da nossa vida, a fé encontra-se para além dos conhecimentos que são resultado das ciências naturais. Mas isso não significa que a fé seja algo de incerto e sem outras razões que as do sentimento. Pelo contrário: à medida que aprofundamos a nossa amizade com Jesus, percebemos que Ele nos convida a escutar e acolher mais profundamente a Palavra de Deus, a partilhar os dinamismos da comunidade cristã e a crescer no amor do próximo.
 Deste modo, as nossas certezas vão ganhando cada vez mais alicerces na presença do Senhor que vem até nós na Igreja que é o Seu Corpo. Em cada dia que passa, o encontro com Jesus convida-nos à conversão e ao testemunho, por palavras e por atitudes de vida, de modo que também outros O possam conhecer.
Para isso, é essencial que sejamos capazes de comunicar aquilo que vivemos. E tal como a nossa amizade com Jesus é participação na fé da Igreja e, por ela, da relação que Jesus tem com o Pai, assim também nas afirmações doutrinais, longe de sermos nós os seus autores, fazemos nossa, com a razão e o coração, a expressão doutrinal da fé da Igreja.
Deste modo, podemos dar testemunho de Jesus, partilhar a fé com os outros que, tal como nós, também O encontraram, e sermos convidados a conhecê-Lo cada vez melhor na Igreja por Ele fundada.
Ao mesmo tempo, o Espírito Santo, dá permanentemente testemunho ao nosso coração sobre a verdade da fé, sem nos distrair da realidade. Pelo contrário: Ele ajuda-nos a ver com os olhos de Jesus quem somos e o mundo que nos rodeia. É ainda o Espírito Santo quem cimenta a nossa comunhão com todos os que, ao longo dos séculos passados, acreditaram como nós e nos legaram o testemunho da fé.
Em particular, Ele permite-nos viver unidos aos santos, que foram e são os grandes exemplos de humanidade e de vida cristã.
3. Podemos, pois, dizer que a fé cristã, dinamismo do encontro de Jesus com o ser humano, tem lugar no seio da comunhão dos que vivem a fé dos Apóstolos tal como nos é transmitida pela Igreja, comunidade dos crentes.
A fé é o encontro com Jesus, vivido em Igreja, que dá um renovado sentido à nossa vida e nos abre novos horizontes de existência, que não podemos calar. Todos têm o direito de conhecer o verdadeiro rosto de Jesus; e nós, cristãos, temos o dever de O mostrar, sem medo, por meio de palavras e de obras.
De 29 de setembro a 7 de outubro próximo vai ter lugar a Semana Nacional da Educação Cristã, e no próximo dia 11 de outubro acompanharemos o Santo Padre na abertura do Ano da Fé.
Ao longo de todos estes dias somos convidados – particularmente os pais, educadores, catequistas, docentes de EMRC, sacerdotes e comunidades cristãs – a tomar consciência de que “educar na fé” consiste, primeiramente, em ajudar a encontrar e conhecer Jesus, a viver da certeza desse encontro e, integrados na comunidade dos crentes, a sermos Suas testemunhas, animados pelo amor que Ele é.
Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé

Semana Nacional da Educação Cristã – 2012


Semana Nacional da Educação Cristã – 2012 

29 de setembro a 7 de outubro

Programa


29 de setembro – Peregrinação Nacional das Escolas Católicas a Fátima


30 de setembro

11.00 h – Celebração Eucarística, transmitida da Igreja da Boa Nova, Paróquia do Estoril,
pela TVI – presidida por D. Nuno Brás
12.15 h – Programa 8º Dia (TVI)
5 a 7 outubro

Jornadas Nacionais de Catequistas – Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima


7 outubro

11.00 h – Celebração Eucarística (encerramento da Semana) transmitida da Sé de
Santarém pela Rádio Renascença – presidida por D. Manuel Pelino Domingues
12.30 h – Peregrinação dos Educadores Católicos, a Fátima – Igreja da Santíssima
Trindade e Centro Pastoral Paulo VI

Peregrinação dos Educadores Católicos

Na sequência da Peregrinação marcada para dia 7 de Outubro, venho informar que já temos orçamento para a viagem. O valor é de 15 Euros por pessoa, com saida de Faro às seis da manhã e paragem em Vale Paraíso pelas 6h e 45m. Peço encarecidamente que motivem todos os Educadores Cristãos que conheçam e se motivem a vós mesmos para que possamos juntos caminhar em Direcção a um mesmo obetivo. Sei que a conjetura atual não é a mais favorável, mas não nos podemos deixar levar pela corrente o negativismos, sejamos pessoas de Fé e Esperança. O Secretariado da Pastoral Escolar conta convosco. As inscrições para o autocarro devem ser enviadas para o Secretariado da Pastoral Escolar, Largo da Sé n.º 20, 8000- Faro, até dia 29 de Setembro. Os professores poderão entregar nesse dia na reunião geral. Um bom inicio de aulas e um bom ano Escolar. Profª Anabela Nobre SDEIE